Este é um Blog educacional, dedicado a discussões acadêmicas sobre a Ecologia Evolutiva. Contém chamadas específicas relacionadas às disciplinas de Ecologia da Universidade Federal de Ouro Preto, e textos didáticos gerais.
Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008
Prova participativa de Ecologia de Populações

 

Seguem as minhas respostas, ou sugestões sobre as suas perguntas. O objetivo desta atividade é aguçar a sua percepção do conteúdo estudado, mas também expor suas limitações quanto à estruturação da informação escrita. Perceba, o conhecimento aqui estudado já é difícil. Se você tenta complicar, fica impossível. Tanto a resposta quanto a pergunta tem que apontar para o esclarecimento, sendo que uma induz a outra. É fundamental não escrever demais, não escrever sem entender PLENAMENTE  o que se escreve, e não misturar conceitos nem tentar “rebuscar”sua fala. Assim, os comentários são 100% sinceros e portanto, 0 % diplomáticos, mas tapinha nas costas e aprendizado não andam de mãos dadas.
Lembre que você vai ser julgado pela pergunta feita pelo grupo e pela resposta individual dada depois. Não perguntem o que você não der conta de responder, pois a sua pergunta pode ser selecionada. Mas, não faça perguntas medíocres, que eu posso resolver montar a prova com as minhas próprias perguntas. O nível feito hoje na sala foi muito bom, com as ressalvas aqui apontadas. Bom trabalho!
História de vida
P - Considerando duas populações de T. aurea uma localizada no pantanal e outra no cerrado. Caso uma praga seja introduzida nestes ambientes (pressão biótica) qual destas populações será mais afetada?  Explique levando em consideração história de vida.
R – Está claro para quem assistiu às aulas a resposta, suponho. Uma pressão biótica exógena (que neste caso, deveria ser mais apropriadamente chamada de “herbívoro invasor” – ser uma praga é uma possibilidade para alguns invasores, mas não todos – e espécies nativas também podem ser pragas) afetaria mais indivíduos do pantanal, que evoluíram com baixa pressão de herbivoria, portanto não sendo adaptados para um aumento na pressão de herbivoria.
A pergunta não é má, mas pressupõe aprendizado específico.  A falha está neste ponto, pelo menos na minha perspectiva sobre como construir uma “pergunta educativa”. O que está por trás da pergunta é a pressão adaptativa que moldou as populações de T. aurea do cerrado, favorecendo indivíduos com maiores investimentos em defesas contra herbívoros, enquanto os indivíduos do pantanal eram pressionados pela urgência de crescer acima da linha d’água de suas várias inundações, e sem muita pressão de herbivoria. Neste caso, o ideal é focar no conceito e não no exemplo. Com base no exemplo real, seria interessante criar um “sistema hipotético” com diferentes pressões evolutivas favorecendo hard-selection, por um lado, e soft-selection, do outro. Induzir a mostrar e explicar um exemplo, faria aqueles que entenderam o sistema T. aurea a utilizá-lo e explicá-lo.
 
Seleção natural
P - A pressão seletiva é determinante para fenótipos análogos (funcionalidade adaptativa)?
R – a resposta é sim, e é fundamentada no entendimento de que não há coincidência para surgimento de similaridades (comportamentais, morfológicas, fisiológicas) independentes na natureza, a menos que estas similaridades sejam equivalentes na vantagem adaptativas que trazem ao seus portadores. É o caso da similaridade corporal do dingo, marsupial predador de áreas abertas da Austrália, e os cachorros selvagens africanos.
Esta pergunta é do tipo dura e seca. Ela trás à tona a necessidade de ter um certo conjunto de informações teóricas amplas, e saber aplicá-la sem nenhuma pista. É uma pergunta capciosa, que pode levar distraídos ao erro. É uma pergunta excelente, que só faço quando tenho certeza que um assunto difícil foi amplamente (bem ensinado) entendido. Ela depende de uma aula clara e bem elucidativa (há muito tempo não faço uma destas...).
Predação
P - Uma população de angiospermas tem a estrutura reprodutiva dos seus indivíduos herbivorada ao longo do tempo evolutivo. Observou-se que a população persistia no local. Sendo esta uma população pequena e isolada como a predação influencia na dinâmica desta população?
R – Pressupõe-se adaptação e um ajuste de longo prazo à herbivoria – já que se fala de herbivoria no tempo evolutivo e sobrevivência. Eu não saberia, porém, responder qual seria a relação da herbivoria e a população pequena e isolada, talvez por que não haja uma relação direta de uma coisa com a outra. Haveria, certamente, um efeito sobre herbívoros especialistas, que teriam pouca chance de sobrevivência se algo acontecesse com a sua pequena e isolada fonte de alimentos e abrigo. Porém, quanto à planta exposta à herbivoria, é preciso lembrar que cada indivíduo vive sua exposição aos herbívoros GENERALISTAS sem ser muito afetado pela densidade populacional de sua espécie. Herbívoros generalistas atacam indivíduos de qualquer espécie. Importante notar, estes generalistas são sim adaptados, e bem, à densidade de vegetação e conjunto fitoquímico típico de um dado ecossistema.  Assim, herbivoria aconteceria sobre estes quaisquer plantas  do mesmo jeito, à parte os especialistas. A teoria fala muito da dificuldade de herbívoros virarem especialistas de espécies fugitivas, super pioneiras e anuais, mas isto tem nada haver com populações pequenas e isoladas.
 
Esta não é uma pergunta muito boa.  Ela mistura na primeira sentença “ataque”e “estrutura reprodutiva”. Estrutura reprodutiva pode ser os tecidos reprodutivos predados, ou uma percepção não dos indivíduos, mas da proporção de indivíduos reproduzindo na população.  Ou seja, está dúbio e confuso. Depois, a pergunta mistura aspectos de isolamento e predação. Finalmente, eu preferia ver perguntas sobre predação verdadeira. Embora, rigorosamente é possível lidar com a herbivoria como um tipo de predação, com exceção do ataque a sementes, herbivoria prejudica sem matar. Portanto, é mais parasitismo que predação, que pressupõe a supressão da presa pelo predador.
Dinâmicas populacionais
P -Exemplifique uma situação onde uma alteração no ambiente a longo prazo possa afetar a dinâmica de uma população e explique as conseqüências trazidas por esta alteração utilizando os conceitos de seleção natural.
 
R - Esta questão traz um problema inverso de uma anterior. É vasta demais. Por ser assim, dá margens à longas respostas de mais de uma página e com muita dispersão de aspectos, por um lado, e para respostas curtas e maliciosas, por outro. É como perguntar “diga tudo que sabe sobre dinâmicas de populações”. Bem, se o cara não sabe nada e responder “não sei nada”, está certo né? Assim, vou responder: uma população de grilos na beira da água está exposta à mudança gradual de PH desta água. Isto afeta algumas espécies de plantas nas margens, mudando a oferta de recurso para cima (veja, respondi – é algo que afeta a dinâmica por aumentar a capacidade suporte). Entretanto, aumentada a população deste grilo, nenhum efeito seletivo foi observado (respondi – o conceito de seleção natural foi usado).


publicado por Sérvio Pontes Ribeiro às 04:52
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