Este é um Blog educacional, dedicado a discussões acadêmicas sobre a Ecologia Evolutiva. Contém chamadas específicas relacionadas às disciplinas de Ecologia da Universidade Federal de Ouro Preto, e textos didáticos gerais.
Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2008
Pesquisa bibliográfica na internet I

 

Metodologia Científica – Como fazer busca bibliográfica?
 
Nádia Barbosa do Espírito Santo
Nathália Barbosa do Espírito Santo
 
 
            A Pesquisa Científica inicia-se sempre com uma pergunta. Existem algumas perguntas cujas respostas são encontradas na literatura. Há outras cujas respostas ainda não foram respondidas ou foram de maneira incompleta, insatisfatória ou inadequada.
            A finalidade do exercício da pesquisa é a busca de novos conhecimentos, e em conseqüência, o avanço científico. O pesquisador deve estar totalmente isento de qualquer juízo preconcebido, mas precisa estar atualizado em relação aos conhecimentos preexistentes sobre o assunto, para formular uma pergunta interessante e abrangente, que possa ser respondida ao final da pesquisa.     
            Previamente à preparação do Projeto de Pesquisa é preciso realizar uma revisão sistematizada da literatura para adquirir um vasto conhecimento acerca do assunto a ser pesquisado, seguida de uma análise criteriosa dos casos estudados.
             O levantamento bibliográfico é uma prática metódica que deve ser realizada continuamente não só pelos pesquisadores, mas também pelos professores e acadêmicos de todos os cursos de Graduação e Pós-graduação, como forma de atualização dos conhecimentos adquiridos nas salas de aula e nos livros didáticos.
            As informações contidas nos Artigos Científicos, que são publicados nos Periódicos Indexados contêm os resultados das pesquisas mais importantes que estão sendo realizadas no nosso país e em outros países do mundo. Mas é preciso que se faça uma análise criteriosa dos dados apresentados, para continuar divulgando tais informações, acrescidas dos achados de uma nova pesquisa.          
            Para proceder à busca da literatura científica deve-se seguir um roteiro metodológico, de acordo com as características do tema a ser pesquisado. Ela deverá ser completa, ampla, profunda e exaustiva. Realiza-se a pesquisa bibliográfica na internet utilizando o MEDLINE, LILACS, SciELO, SCOPUS, SCIRUS, BIOLOGICAL ABSTRACTS, ZOOLOGICAL RECORDS, SCIENCE DIRECT, WEB OF SCIENCE, CURRENT CONTENTS, SYLVERPLATTER, dentre outras, que são bases de dados científicos indexadas, ou seja, controladas, fiscalizadas, verificadas por um grupo de consultores de todas as áreas da ciência, selecionados de maneira criteriosa para garantir a veracidade e seriedade das informações divulgadas através desses sites indexadores.
            O levantamento bibliográfico deve ser realizado através da utilização de palavras-chave que identifiquem o assunto a ser pesquisado, para que se possa recuperar os artigos que versem sobre tal assunto, em poucos minutos, utilizando a ferramenta de busca disponibilizada pelo site da base de dados. Também pode ser feita uma busca pelo nome do autor do artigo de seu interesse.
            É preciso estar atento a alguns detalhes, dos quais depende uma busca bibliográfica completa. Como por exemplo, quais foram as palavras-chave que você utilizou? Em qual idioma elas foram digitadas? Qual foi o período de tempo de abrangência da sua busca bibliográfica? E o tempo dispensado por você a esta prática? Bem como, quais foram os custos necessários para sua realização? 
 
 
 
            PARA LOCALIZAR UM ARTIGO CIENTÍFICO UTILIZANDO A FERRAMENTA DA INTERNET:
·         Você deve entrar num dos sites mencionados, digitar as palavras-chave ou nome do autor na caixa de texto discriminada, clicar no comando de busca e aguardar. Aparecerá uma lista de referências bibliográficas – artigos científicos com o título, os autores, e a fonte onde foi publicado (nome do periódico, volume e número, as páginas e o ano de publicação), com o resumo, geralmente em inglês (abstract) ou sem ele.
 
Exemplos:
 
Página inicial do Science Direct (http://sciencedirect.com) com área de busca.
 
 
 
Página inicial do Web of Knowledge (destaque para Web of science: 
(http://apps.isiknowledge.com/WOS_GeneralSearch_input.do?highlighted_tab=WOS&product=WOS&last_prod=WOS&SID=U1ilDbOidECHGnga8Pi&search_mode=GeneralSearchcom) com área de busca.
 
 
 
Página inicial do Scielo (http://www.homolog.scielo.org/php/index.php) com área de busca. Se quiser fazer uma busca específica por nome do autor, palavras-chave, etc.
 
 

 



publicado por Sérvio Pontes Ribeiro às 23:52
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
posts recentes

Convite a visitar meu out...

material de aula por emai...

Mera observação

leitura de contraposição:...

Feliz dia dos professores

Para quem que notícias so...

Preparando para a prova

A mente do cientista e a ...

Resenha do livro " causa ...

Leitura para 14 de março ...

A euqação da Co-existênci...

Avaliação Final de Ecolog...

Para a prova final de Evo...

Belo Monte para cientista...

Seminários - Evolução da ...

Seminários - Evolução Hum...

SemináriosEvolução Bach 2...

Seminários Evol Bach 2011...

Seminários de Evolução 20...

orientações para a prova ...

Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Copyscape
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
arquivos

Março 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Agosto 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Abril 2009

Março 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

links
Copyscape
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
blogs SAPO
subscrever feeds